top of page

Egito - Relatos de uma brasileira


O quanto é importante nós nos encorajarmos a realizar nossos sonhos! Esse relato não se trata de fazer você ir ou não para o Egito. Trata-se também, de você mulher, alimentar-se com bons pensamentos sobre si, boas amizades que possam valorizá-la e apoiá-la, e saber voltar para casa. Para sua casa interior, acolhendo todas as experiências que a vida real nos propõe com gratidão. Muitas de nós crescemos sendo podadas, minha mãe mesmo costuma dizer isso, como se ela sentisse e soubesse do quanto temos e podemos crescer, voar e recebemos ao invés de estímulos, cortes que nos fazem acreditar que somos pequenas, frágeis ou tudo aquilo que vomitam e impregnam em nossa mente.

Os meninos crescem ouvindo e sendo estimulados a serem corajosos, a serem aventureiros, a serem do mundo. Sabem quantas vezes eu ouvi negativamente quanto à minha atitude de viajante? Até mesmo porque na nossa cultura, uma mulher aventureira, uma mulher que é do mundo, da vida, ela tem outra conotação, não é mesmo? Com uma mudança de atitude interna, eu também passei a não me afetar com isso, e passei a motivar aquelas que me criticavam. Porque essa liberdade de ir e vir, sem sermos julgadas, todas nós mulheres, podemos e merecemos. Independente se é na sua casa, na sua comunidade, na sua cidade, no seu país ou por outras culturas.


FAZENDO AS MALAS:


Nordeste da África, verão de 2010. Sob a temperatura de 46 graus, eis que chegava sozinha, com a cara e com a coragem num país praticamente muçulmano, com cores, cheiros, temperos, ritmos e cultura, aparentemente, com grandes diferenças dos costumes que desde então, havia me deparado. Uau! E era tudo isso mesmo que me motivava!


Desde criança, os hieróglifos, as pirâmides, a mitologia e história do Egito Antigo me instiga a curiosidade. Com o passar do tempo, com os estudos na espiritualidade, comecei a ter nos desdobramentos, insights de vidas passadas naquele lugar e, além de ter uma proximidade com o tema devido às práticas e o ensino das danças orientais árabes, tudo isso era uma propulsão que me direcionava a ir até lá.

Em pleno retorno de saturno, atravessando a crise dos 30, eu assinava o divórcio com o primeiro marido e, com o livro Mulheres que correm com os lobos da Clarissa Pinkola Estés à tira colo, sentia uma intensa vontade de sair pelo mundo, uivando atrás da minha matilha. Já era acostumada a viajar sozinha, porém não tão longe e por culturas tão diferentes, o que foi preciso planejar mais o mochilão. Claro que com o apoio da família, dos amigos e com as alunas na torcida foi uma deliciosa aventura de se preparar!


Eu queria conhecer histórias reais, vivenciar o cotidiano das mulheres, desvendar mistérios da minha experiência espiritual com aquela terra sagrada, e claro, aprofundar meus estudos artísticos. Por isso, nada de ficar em hotéis de luxo, de circular pela cidade seguindo o pacote turístico. Eu buscava o contato direto com as pessoas e desejava com isso uma viagem singular.


Foi então que entrei em contato com o amigo, também artista e professor de dança, Gaby Shiba, que há um ano e meio antes havíamos nos encontrado no festival de música e dança na minha cidade, chamado MabruK. Na ocasião, ele era um dos convidados especiais do evento, na qual eu havia organizado e, devido à sua bagagem profissional e muitos anos vivendo nos países árabes, senti segurança em procurá-lo. Relatei minha intenção em passar um tempo na cidade e, que desejava saber algumas dicas como, por exemplo, os costumes, qual a melhor época para visitar, e assim coletar o maior conteúdo de informações que pudessem me trazer segurança para o então destino.


Dentre as dicas que recebi, eu deveria levar em minha mala, roupas que evitariam qualquer constrangimento, e caso alguém viesse me perguntar, não seria adequado eu dizer que estava sozinha. Eu não teria necessidade de vestir como as muçulmanas, pois, essa não é minha religião. O visto de entrada no país é concedido após o desembarque no Cairo, então o que precisei fazer foi cuidar anteriormente dos meus documentos pessoais, passaporte e os cuidados das vacinas. Intensifiquei as aulas de inglês, focando as possíveis situações que passaria principalmente em se tratando de negociações, o que é bem característico dos egípcios! Acrescentei um livro básico, que já tinha de ensino do árabe, passagens e Yala!


E foi assim que tudo fluiu! Gaby fez questão de me receber em sua família o que, me fez sentir muito bem acolhida e, que fez toda a diferença na minha experiência. Ainda fez o convite para dançarmos a mesma coreografia que fizemos, mas agora na noite de gala do festival Nile Group! Podem imaginar quanta alegria havia em meu coração?


 

Segue em próximos capítulos ...

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page